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Como construir seu marketing digital sustentável-Parte1

Tempo de leitura: 11 min

Escrito por cvianna

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Em um mundo cada vez mais competitivo, com informações compartilhadas e disponibilizadas em segundos, faz-se necessária atenção em como construir o seu marketing digital sustentável, de maneira clara e alinhada aos nossos propósito e valores.

Podemos ousar, criar e investir em nossas habilidades e competências pelas facilidades que as tecnologias de comunicação e informação disponibilizam, sejamos empreendedores, profissionais liberais ou simples usuários finais.

Neste artigo, apresento os itens que merecem atenção por empreendedores, empresários e profissionais liberais, que ajudarão a construir e preservar, de forma clara e genuína, a sua imagem e do seu negócio junto a seu público-alvo.

Essas possibilidades não estão restritas às grandes empresas ou organizações com grande capital para investir em mídia, recursos tecnológicos e equipamentos capazes de aumentarem a visibilidade e alcance.

Como facilitadora, temos a Internet como a “rede das redes” a nos oferecer um ambiente virtual que possibilita a comunicação e interação de pessoas, empresas e profissionais, favorecendo a troca de informações, formação de parcerias e geração de negócios.

Além disso, torna-se cada vez mais necessária a atenção em como se posicionar diante da elevação do nível de exigência dos consumidores cada vez mais informados, além de estratégia utilizada para divulgação de produtos e serviços.

marketing digital sustentável

Soma-se, ainda, o uso de métodos para atender à demanda crescente de interação com os consumidores através das redes sociais, pesquisas nos mecanismos de busca e, para os já clientes, a continuidade do relacionamento para novas ofertas.

Com todo o aporte e novidades que a tecnologia nos oferece, achamos que a condição única para o sucesso é uma estrutura ou plataforma altamente automatizada, com códigos cada vez mais elaborados e inteligentes.

Não que isso não faça a diferença, mas temos que ter atenção e priorizar o que realmente importa: foco nas necessidades das pessoas.

Chega a ser entendido por alguns como um paradoxo, dependendo da maneira como se entende construir estratégias e definir ações de marketing digital.

Firmar presença digital da sua marca, quer seja pessoal ou profissional, depende da maneira como se entende construir ações de marketing sustentáveis. Na sua essência, trata-se de um processo que se inicia com o empreendedor ou profissional liberal olhando para si como agente central do processo.

Espelho, espelho meu… existe marketing digital melhor que o meu?

Antes de se começar a pensar em investir em tecnologia, criar identidade visual, desenvolver um site/blog ou estar presente nas redes sociais, muitas vezes postando conteúdos aleatórios, deve-se definir objetivos de forma clara para uma presença digital congruente.

Isso significa que, antes de focar em atingir o seu cliente através de posts ou por ofertas de seus produtos ou serviços, foque em você, no seu “por quê?” e no seu “como?”, ou seja olhe e cuide de você para, a partir daí, ajudar aos outros.

Mas você pode estar se perguntando: “Como posso fazer isso? Como começar?”. Foi exatamente assim que me vi questionando há algum tempo.

Depois de algumas formações on-line, estudo contínuo e leituras de artigos e livros sobre o assunto, os seguintes assuntos são norteadores para que você planeje as suas ações de marketing digital sustentável: autoconhecimento, propósito, mentalidade (mindset), público-alvo, produto, presença digital e networking.

Por ser uma abordagem vasta, o tema está dividido em duas partes com o objetivo da sua comodidade de leitura: esta primeira parte aborda o SER (autoconhecimento, propósito e mentalidade).

A segunda parte aborda o TER (público-alvo, produto, presença digital e networking) e poderá ter sua leitura sequencial, acessando AQUI.

Ações de marketing digital sustentável – SER

1. Autoconhecimento

2. Descobrir o seu propósito

3. Mindset

1 – Autoconhecimento

Concentre-se em você, faça um caminho para o seu interior reconhecendo suas fraquezas, carências, pontos fortes e pontos a serem melhorados, pois todos nós os temos, afinal de contas estamos em uma jornada de desenvolvimento.

O trajeto consciente ao crescimento e aprimoramento exige essa busca, interiorizar o olhar para nos conectarmos com nossa essência, que possibilitará identificar o nosso propósito, o nosso “por quê?”.

O autoconhecimento possibilita, ainda, identificarmos os nossos dons, talentos, nosso diferencial no mercado, clarear nossos pontos de sombras que muitas vezes preferimos ignorar, por não nos sentirmos capazes de enfrentar para nos lançarmos em uma jornada de realização e sucesso.

Para trilhar um caminho empreendedor, é primordial termos consciência de quem realmente somos pois, a partir daí, saberemos o que queremos realizar, como poderemos ajudar e impactar positivamente a vida das pessoas.

autoconhecimento

Para auxiliar nessa fase de conhecimento e redescoberta internos, o uso de ferramentas apresenta-se como uma alternativa que viabiliza fluidez do processo, através da definição de etapas que possibilitam um processo sequenciado.

Ferramenta GROW Model

A ferramenta GROW Model (Goal / Reality / Options / Will), um acrônimo em inglês, originária do Coaching e criada por John Whitmore é, na sua essência, um modelo de desenvolvimento humano que visa o planejamento e execução através do reconhecimento de ações a serem adotadas.

Suas quatro etapas compõem-se de perguntas estratégicas que nos auxiliarão no processo de saída da inércia, rumo ao movimento para a ação necessária.

A seguir, resumidamente cada uma dessas etapas voltadas, neste artigo, para auxiliar no desenvolvimento de ações assertivas para construir o seu marketing pessoal para muito além do cartão de visita ou portfólio.

ferramenta grow

Ao participar da Formação em Coaching Empresarial Business & Executive1 EAD INTENSIVE pela Empresa BrasCoaching, tive acesso a essa ferramenta que, através de perguntas2 cujo objetivo é instigar para encontrar as respostas para questões primordiais.

Dessa forma, possibilitam focar nos objetivos desejados, na realidade que vivemos, nas opções disponíveis e no caminho a seguir para o alcance desses objetivos.

Objetivo

objetivo
  • O que você gostaria de alcançar ao construir sua imagem?
  • Ao imaginar um ano no futuro, qual o resultado ideal que você quer atingir?
  • Do ponto que você se encontra agora, qual seria o primeiro passo que você se sentiria capaz de dar?
  • Do momento presente até lá, quais seriam os pontos intermediários? (dividir o objetivo em pequenas metas)

Minha realidade e clareza do momento

realidade

  • O que está acontecendo comigo nesse momento? Qual a minha realidade? Como estou agora?
  • Em relação à pergunta anterior, quais são os três maiores desafios no momento?
  • Como isto está me impactando, à minha família e ao meu negócio? (caso ainda não tenha um negócio, considere a implantação)
  • Quais as possíveis implicações disso tudo no futuro do meu negócio?
  • Quanto dessa situação está sob seu controle? E o que não está?

Soluções: o que posso fazer para sair de onde estou para o lugar desejado

opções
  • Que opções ou alternativas tenho para mudar essa situação?
  • O que poderia fazer para sair de onde estou para o lugar desejado?
  • Quais estratégias posso utilizar?
  • O que poderia mudar em meu comportamento para implementar essas opções? Quais seriam os benefícios?

Atitudes para o caminho de movimento

caminho
  • Quais opções vão funcionar melhor?
  • O que você fará para tornar seu objetivo em realidade? Que passos precisam ser dados (3 coisas)
  • Qual será o primeiro passo?
  • O que poderá ser um obstáculo? Como você poderá superar isso?
  • Qual suporte irá precisar?

2 – Descobrir o seu propósito

Ultimamente vemos um número crescente de publicações que abordam sobre pessoas e profissionais de diversas áreas questionando-se sobre seu propósito de vida pessoal ou profissional.

Com as mudanças trazidas com as novas tecnologias de comunicação e o acesso a conteúdos de maneira global, surge uma nova percepção sobre possibilidades de adquirir novas habilidades e, assim, maior autonomia para conduzir e gerenciar as nossas escolhas.

Alinhado a isso, a atenção deixa de ser “o quê” fazer e volta-se para “por quê” fazer, ou seja, inicia-se uma busca pelo motivo, pela causa individual motivadora e capaz de nos impulsionar a desenvolver nossas atividades com paixão, fazendo o nosso melhor a cada dia para contribuirmos e fazermos a diferença na vida das pessoas.

A importância do propósito para o marketing pessoal

Para ajudar nessa descoberta, algumas perguntas básicas são fundamentais: Quem você é e para quê você existe? Qual o sentido da vida para você? Já descobriu é o seu por quê? Por que o seu negócio existe? Qual o propósito de sua vida, do seu negócio e que te faz acordar todos os dias?

caminho  para o sucesso

Perguntas profundas que trarão a clareza necessária para definição do nosso propósito, o que levará a uma comunicação mais assertiva com nosso público-alvo, com o que fazemos e com o nosso negócio, lembrando-nos que “pessoas se conectam com pessoas”.

Definir o nosso propósito tem importância significativa para as nossas ações de marketing visando o crescimento do negócio ou atividade, pois também possibilita a convicção nas nossas ações e atitudes, congruência no comportamento, além de contribuir com nosso seu legado.

Quando temos nosso propósito definido e alinhado às nossas convicções, crenças e valores as demais áreas fluem, os problemas são atenuados e solucionados de forma mais equilibrada e sem desgaste excessivo.

O seu propósito vai lhe permitir ajudar pessoas através do impacto que a sua convicção trará positivamente nas suas vidas. Ou seja, é a convicção do “por quê” você faz “o quê” você faz. E então, você tem clareza do seu propósito?

3 – Mindset (modelo mental)

Nossas experiências, desde as vivências da infância, adolescência, idade adulta e como profissionais, moldam a nossa forma de enxergar o mundo, e como nos relacionamos conosco e com as pessoas ao nosso redor.

Durante o nosso caminhar absorvemos crenças dos nossos pais, familiares e criamos as nossas próprias crenças baseadas, na maioria das vezes, em verdades infundadas e sem questionamentos mais profundos.

Algumas dessas crenças podem, ainda, originar-se de uma vivência negativa ou de traumas emocionais a nível pessoal ou profissional.

Como consequência, podem interferir na nossa personalidade, limitar o nosso crescimento e capacidade de adaptação às mudanças e reduzir as chances de conseguir o que desejamos.

De acordo com Carol S. Dweck, em seu livro “Mindset – a nova psicologia do sucesso”, “[..] a opinião que você adota a respeito de si mesmo afeta profundamente a maneira pela qual você leva sua vida. Ela pode decidir se você se tornará a pessoa que deseja ser e se realizará aquilo que é importante para você.”.

Nesse livro são descritos os dois tipos de mindsets (fixo; de crescimento) identificados nas pesquisas realizados pela autora, ajudando-nos a perceber como podem interferir em nossas ações e comportamentos, além de apresentar que é possível reprogramá-los e, com isso, melhorar a forma como lidamos com o mundo.

crescimento, desenvolvimento, aprendizado, automotivação, autorresponsabilidade

Tipos de Mindset

Por tratar-se de assunto bastante amplo, seguem as principais características de cada um deles como ponto de partida para reprogramação e melhoria do nosso modelo de visão do mundo:

  • Mindset fixo: muito forte o medo de cometer erros e pouca tolerância a eles, críticas ou percalços. Além disso, não reconhece suas deficiências nem as corrige, pois não enfrenta nem tira ensinamentos com os fracassos.

Observa-se, ainda, que ruminam os problemas e dificuldades, atormentando-se com a ideia que o fracasso significa que são incompetentes e, por isso, não merecedores, além de não agirem para resolver os problemas, não assumindo o controle de suas capacidades e motivações

  • Mindset de crescimento: foco no desenvolvimento, na automotivação, na autorresponsabilidade e na possibilidade de transformar certos aspectos de sua personalidade.

Vemos a importância de identificarmos qual o mindset prevalece e está conduzindo a nossa vida e, a partir daí a necessidade de gradativamente mudar antigos hábitos, pensamentos e atitudes.

O nosso mindset tem impacto fundamental sobre o sucesso, na superação de desafios e alcance dos objetivos pessoais e profissionais, principalmente no mundo dos negócios.

Portanto, trilhar o caminho de autoconhecimento, identificar o propósito, reprogramar a mentalidade, e conhecermos a fundo a estrutura básica do nosso negócio, apresentam-se como itens importantes para criar uma estratégia de marketing digital sustentável.

Continue sua leitura na PARTE2 desse assunto, onde são focadas as ações relacionadas ao TER (público-alvo, produto, presença digital e networking) para criar ações voltadas para uma presença digital forte, coerente e consistente.

Gostou desse artigo e acredita que ele pode ajudar um amigo? Compartilhe-o com a sua rede.

Quaisquer dúvidas, entre em contato.

—————–

REFERÊNCIAS

1Formação em Coaching Empresarial Business & Executive EAD INTENSIVE pela Empresa BrasCoaching, em 11/06/2020

2 Perguntas aplicadas a Capacitação, ministrada pelo CEO Brascoaching Master Coach Trainer Moisés Ribeiro

CRISTO, Leandro. O poder das conexões. Rio de Janeiro, RJ: Autografia, 2020

DWECK, Carol S. Mindset: a nova psicologia do sucesso. 1a ed. São Paulo: Objetiva, 2017

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