Com o avanço das tecnologias, surgiram várias ferramentas com Inteligência Artificial para atender às demandas específicas de empreendedores e donos de pequenos negócios.
Atualmente a inteligência artificial (IA) desempenha um papel fundamental em diversas áreas, incluindo marketing digital e empreendedorismo.
Neste post, apresento 7 ferramentas com inteligência artificial imprescindíveis para empreendedores e pequenos negócios que desejam aprimorar sua presença digital e impulsionar seus resultados.
Essas ferramentas oferecem soluções inteligentes e eficientes para ajudar na criação de imagens, criação de conteúdo, acompanhamento de métricas e resultados.
No entanto, requer cuidado e atenção em seu uso principalmente para não comprometer o valor a ser entregue e percebido pelo público-alvo, manter a voz do seu negócio e não descaracterizar a sua identidade.
Afinal de contas, gerar valor e atender às necessidades, desejos e demandas do seu público com personalidade é o que toda marca ou negócio devem priorizar.
Cuidados ao usar ferramentas com Inteligência Artificial
Embora a inteligência artificial seja uma ferramenta poderosa, ela não substitui a criatividade e a visão estratégica.
Portanto usar essas ferramentas como aliadas à experiência e conhecimento em negócios e marketing é a combinação ideal para o crescimento e potencialização de resultados de forma sustentável.
Por isso, antes de apresentar essas ferramentas que, certamente, ajudam a otimizar o desenvolvimento e gestão do negócio, quero compartilhar alguns pontos importantes para o seu uso criativo:
- Utilize a ferramenta como apoio para ajudar a otimizar o seu trabalho, não para substituir a criatividade humana;
- Use-as para aprimorar suas habilidades e economizar tempo, mas não deixe de adicionar personalização na mensagem para manter a identidade da sua marca ou negócio;
- Acrescente sua criatividade, originalidade e o conhecimento que você tem do seu público-alvo (características, preferências de compra, hábitos, etc.) ao conteúdo gerado pela ferramenta;
- Ao mesmo tempo, revise cuidadosamente o conteúdo gerado para não disponibilizar conteúdo desatualizado ou, a depender do assunto, sem conferir com outras fontes confiáveis.
Nesse sentido, utilize as ferramentas como fontes iniciais de ideias, insights e inspiração para aprofundar o tema ou assunto proposto.
Ferramentas com Inteligência Artificial para criativos
À medida que a tecnologia evolui, é essencial estar atualizado e explorar novas oportunidades e transformações oferecidas pela inteligência artificial.
Com as ferramentas certas, é possível impulsionar a eficiência, otimizar o desempenho e alcançar resultados significativos.
1 - ChatGPT
O ChatGPT (Robô conversador!) é a ferramenta com inteligência artificial mais avançada que produz textos e traz informações sobre os mais variados assuntos de forma extremamente rápida.
Desenvolvida pela OpenAI, baseia-se em um modelo de linguagem natural avançada. Sua versão de teste (Beta) foi lançada em novembro/2021 e, após 2 meses, alcançou 100 milhões de usuários.
Diante disso, é considerado o serviço na internet com o crescimento mais veloz da história.
Algumas das maneiras pelas quais o ChatGPT pode ajudar em nossas tarefas profissionais ou de negócios incluem:
- Respostas imediatas sobre qualquer assunto que deseje saber mais, fornecendo informações relevantes sobre muitas áreas;
- Manter-se informada sobre vaiados segmentos de mercado, da indústria, da tecnologia;
- Fonte de ideias e inspiração para conteúdos, criação de campanhas on-line, etc, respondendo às suas perguntas em tempo real;
- Aprendizagem inicial contínua, uma vez que concentra em uma plataforma informações de acordo com a necessidade específica, de forma rápida. A partir disso, o aprofundamento e busca por fontes mais especializadas torna-se mais fácil;
Dica: Saber interagir com a ferramenta, fazendo perguntas de forma fluida que sigam sequência lógica, como uma interação “humana” para tirar o melhor da sua base de dados.
2 - Canva Magic Design
O Canva é uma plataforma de design gráfico que utiliza inteligência artificial para simplificar a criação de imagens, apresentações e conteúdo em geral, sem a necessidade de habilidades avançadas em design.
Nessa sua ferramenta com inteligência artificial, tem como proposta indicar modelos e layouts inspiradores criados de acordo com a mídia (imagem, vídeo) fornecida pelo usuário.
Dentre as várias opções para escolha, destacam-se opções de estilo (elegante, feminino, moderno, business, minimalista, etc), escolha de paleta de cores até opções de posicionamento do título no layout.
Após testar as possibilidades oferecidas, é possível baixar e, ainda, personalizar o modelo criado pela inteligência artificial, conforme tipografia e demais itens da marca.
3 – Dall.E
Mais uma ferramenta com inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI que utiliza a tecnologia de Geração Automática de Imagens (GAI).
Diferentemente de outras ferramentas que trabalham com imagens pré-existentes, DALL·E tem a capacidade de criar imagens e artes completamente novas e realistas a partir de uma descrição de texto (em inglês) fornecida pelo usuário.
Dessa forma, essa tecnologia pode combinar conceitos, atributos e estilos para geração automática de imagens com diversas aplicações potenciais, desde a criação de ilustrações para livros e artigos até o design de logotipos e muito mais.
4 – COPY.AI
Ferramenta com inteligência artificial focada na geração de conteúdo escrito, ajudando na criação de textos persuasivos, criativos e eficazes.
Para tanto, utiliza algoritmos avançados para entender e gerar textos com base nas informações e nas diretrizes fornecidas pelo usuário durante a interação.
Nesse sentido, é possível criar uma ampla variedade de conteúdos, como títulos, descrições de produtos, e-mail marketing, anúncios, scripts para vídeos e muito mais, sendo inspiração perfeita para ajustar um conteúdo valioso.
A maioria das ferramentas com inteligência artificial voltadas, principalmente, para estratégias de marketing digital mais avançadas não são gratuitas, por conta de investimento em pesquisa e desenvolvimento, infraestrutura de TI e profissionais capacitados.
No entanto, a maioria delas disponibiliza planos gratuitos ou versões de avaliação com recursos limitados.
Para tanto, conhecer os benefícios e como aplicá-las em seu negócio ou carreira é o ponto de partida. Vamos, então, verificar quais ferramentas com inteligência artificial trarão melhores resultados para seu negócio.
5 - O Google Analytics
Poderosa ferramenta gratuita de análise de dados que pode ser usada para coletar e monitorar informações sobre o tráfego do site, medir o comportamento e engajamento do usuário e acompanhar conversões.
A plataforma utiliza a inteligência artificial para fornecer insights valiosos sobre o desempenho do site e identificar oportunidades de otimização.
6 - Google Ads
O Google ADS (serviço de publicidade da Google), é uma ferramenta fundamental para negócios e empresas que trabalham com anúncios on-line.
Utiliza inteligência artificial para otimizar a exibição de anúncios e melhorar o desempenho das campanhas on-line.
A inteligência artificial no Google Ads é aplicada de várias maneiras:
- Lance Inteligente para ajustar automaticamente os lances para alcançar os objetivos de desempenho de forma eficiente;
- Segmentação de público-alvo usando a IA para analisar dados e comportamentos dos usuários, permitindo direcionar anúncios para públicos específicos com maior precisão;
- Otimização de anúncios, ajudando a selecionar os melhores criativos, títulos e descrições para alcançar melhores resultados;
- Recomendações e insights baseados em IA para melhorar o desempenho das campanhas.
7 - Hootsuite Insights
Trata-se de uma ferramenta de análise de mídia social que utiliza a inteligência artificial para coletar e analisar dados de diversas plataformas de mídias sociais.
A plataforma fornece insights sobre o desempenho das campanhas nas redes sociais e ajuda a identificar tendências e oportunidades de engajamento.
A inteligência artificial é aplicada nesse processo de interpretação dos dados, o que permite aproveitar todo o poder das mídias sociais para maior aproximação com os clientes e expandir a marca.
Além dessas, as plataformas de redes sociais utilizam as suas ferramentas com inteligência artificial nativas para monitoramento e insights para maior engajamento e resultados: Instagram Insights, facebook Insights, Twitter insights.
Adaptar-se e revisar seus processos criativos
As ferramentas com inteligência artificial continuam a evoluir rapidamente e estão moldando diversos setores de mercado em todo o mundo.
Aprender com o uso do mundo real é uma parte importante para o seu desenvolvimento e implantação nos diversos segmentos, atividades e na rotina das pessoas de forma ética e responsável.
Nesse sentido, importante ressaltar que, embora as ferramentas com inteligência artificial tragam soluções rápidas para a geração de conteúdo, ela não substitui a criatividade e o toque humano.
Utilizar essas ferramentas para auxiliar em insights e ideias, para personalizar o texto gerado para que seja autêntico, de acordo com o contexto e, principalmente, que reflita a voz e identidade da marca.
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