Torna-se cada vez mais evidente a importância da análise de perfil comportamental como ferramenta para ampliar o autoconhecimento, o crescimento profissional e pessoal e a potencialização de resultados em diversas áreas..
Interessante sabermos que sua origem remonta há algumas décadas, época em que o estudo do comportamento humano ganhou forma.
A partir de 1938, quando o psicólogo William Marston apresentou o seu método de compreensão dos padrões de comportamento, temperamento e personalidade humanos, encurtou os caminhos para melhor compreensão, gerenciamento e desenvolvimento no trabalho, família e sociedade.
Essa metodologia foi nominada DISC em referência aos quatro fatores que podem determinar o perfil comportamental de cada pessoa, que originalmente correspondiam a:
- Dominance (Dominância)
- Influence (Influência)
- Steadiness (eStabilidade)
- Conscientious (Consciência).
Padrões de comportamento
Os padrões básicos de comportamentos previsíveis, permitem uma visão abrangente sobre como as pessoas pensam, agem, interagem e o quanto essas características se fazem presentes na vida de cada um de nós.
Diante disso, o Disc é uma metodologia validada com 96,1% de assertividade e possibilita visão abrangente sobre nós mesmos e sobre os outros.
Durante décadas foi aprimorado por psicólogos, estudiosos e pesquisadores que propuseram suas versões de estilo comportamentais, mas todos derivados dos estudos iniciais.
Pode-se encontrar as seguintes denominações, exibidos na figura a seguir, com os perfis Disc:
- “Dominante” denominado como, entre outros, perfil “Produtivo” ou “Executor”
- “Influência”, como “Expressivos”, “Comunicadores”
- “Estabilidade”, como “Pacientes” ou “Planejadores”
- “Consciência”, que pode ser encontrado como perfil ”Analista” ou perfil de “Conformidade“.
Dessa forma, a ferramenta de pesquisa comportamental, então denominada como assessment, corresponde a um questionário de múltipla escolha projetado para identificar os traços característicos do indivíduo.
Portanto, a Análise de Perfil Comportamental consiste em se analisar os resultados fornecidos pelo relatório Disc, conforme respostas fornecidas pelo interessado no formulário aplicado, conforme parâmetros pré-definidos.
Isso permite a identificação de competências individuais para fins pessoais ou profissionais do colaborador (no caso de empresas) ou fazer uma relação com suas atitudes e comportamentos.
Além disso, ajudam para fins de autoconhecimento, descobrir talentos e habilidades, melhorar e potencializar resultados, desenvolver liderança, colocar-se e colocar pessoas nos lugares certos.
Objetivos da Análise de Perfil Comportamental
Essa ferramenta, tem como finalidade aumentar a compreensão das pessoas sobre seu próprio comportamento e dos outros. Auxiliam, ainda, no desenvolvimento individual, aprimoramento dos relacionamentos interpessoais e resolução de conflitos.
Dante disso, o assessment DISC permite identificar perfil comportamental e detectar as competências e talentos inatos do indivíduo, além de apresentar os pontos a serem melhorados e/ou corrigidos (gaps).
No autoconhecimento, apresenta-se como uma ferramenta que ajuda no aprofundamento do processo pois, dentre outros benefícios, auxilia para identificar habilidades muitas vezes adormecidas.
Além disso, ajuda nos processos de seleção uma vez que, junto aos conhecimentos técnicos, experiências profissionais e formação acadêmica, auxilia no processo de decisão de gestores e equipes de recrutamento e seleção.
Áreas de aplicação do Disc
- Seleção de Pessoas (colocar as pessoas certas nas funções certas);
- Coaching;
- Desenvolvimento Individual (compreensão das pessoas em relação ao seu próprio comportamento e de outros);
- Desenvolvimento de Liderança;
- Formação e desenvolvimento de equipes de alta performance;
- Aprimoramento dos relacionamentos interpessoais e resolução de conflito.
Portanto, independente do objetivo pretendido, tudo se inicia com a identificação do(s) perfil (is) dominante(s) através da análise das características comportamentais, tanto em relação ao âmbito das relações pessoais quanto profissionais.
Essas informações permitirão a construção e geração de relatório da análise de perfil comportamental, composta por índices e gráficos gerados pela ferramenta (assessmenmt), consolidados conforme respostas previamente fornecidas.
Deixe um comentário