Você já percebeu o quanto está cada dia mais concorrido a entrega de conteúdo nas mídias digitais, independente dos canais disponíveis (redes sociais, blogs, sites)?
Consumidores cada vez mais informados é uma das principais características desse novo perfil, mais exigente por conteúdos de qualidade disponibilizados por empresas ou profissionais em suas ações de marketing de conteúdo.
Vamos então buscar formas de crescer o nosso negócio, potencializar nossos resultados, vender, fazer negócio?
O objetivo final do marketing é sempre trazer resultados positivos para a empresa ou negócio.
Inegável a importância de uma estratégia de conteúdo alinhada ao planejamento estratégico da empresa, negócio ou de carreira como modelo sustentável para seu crescimento, visibilidade, aumento do faturamento e fidelização de clientes.
Uma estratégia de marketing de conteúdo permite, principalmente, dar voz à sua marca ao comunicar de forma assertiva para o público certo como seus serviços/produtos farão a diferença em suas vidas, através da entrega de solução para sanar seus problemas ou realizar desejos.
Possibilita, ainda, comunicar a missão, visão e valores do negócio, além de imprimir a personalidade da marca no mercado, que a diferencie dos concorrentes e conquiste autoridade no mercado.
Observa-se equívoco em produzir conteúdo, na sua grande maioria, de forma aleatória, por não haver alocação de tempo ou definição de colaboradores ou equipe profissional para tal.
Isso pode ser indicativo que, para muitas empresas ou negócios, a produção de conteúdo não é priorizada como uma estratégia de negócio, por não estar alinhada a um planejamento prévio.
Nesse sentido, saber levar a mensagem certa para o público certo consiste em estudar esse potencial cliente fundamentado em observação, pesquisa, interações e análise das informações coletadas.
Como resultado, ganha-se a oportunidade de captar leads (potenciais clientes), transformá-los em clientes e, posteriormente, em clientes recorrentes.
Para tanto, os conteúdos produzidos deverão levar em consideração as etapas do funil de vendas do negócio e a jornada do cliente, priorizando separá-los com temáticas favoráveis às diversas fases desse funil e consequente conversão.
Ter clara uma estratégia de marketing de conteúdo (linha editorial, pauta de conteúdo, funil de vendas) é fundamental, pois de nada adianta criar posts que não estão de acordo com a fase da jornada em que o seu público-alvo se encontra.
Ter como parâmetro o funil de vendas, funciona como uma bússola que orientará quando avançar e levar textos mais detalhados, com o devido cuidado para não antecipar conteúdo para o qual a audiência ainda não está preparada.
Definir o conteúdo certo para cada etapa do funil de vendas é o principal desafio ao alinhar os objetivos do negócio ao planejamento de marketing, considerando-o como braço principal para o aumento do faturamento, do número de clientes e posicionamento no mercado.
Com clareza de onde se está partindo e para onde se quer chegar, fica mais simples definir estratégias e ações e, assim, potencializar os seus resultados.
E o melhor: independente do porte ou segmento, se produto ou serviço!
Nesse sentido, quais as fases que devem ser consideradas ao se planejar uma ação de marketing de conteúdo nas mídias digitais?
Veja ao que você terá acesso com nossos serviços:
- Levantar e documentar todos os pontos necessários antes de colocar a mão na massa;
- Planejamento deve deixar claro qual o objetivo que se deseja;
- Definição da persona (cliente ideal) para a criação dos conteúdos certos;
- Variados formatos, desde que sejam pertinentes ao seu público (blog posts, e-book, e-mail, vídeo)
- Distribuição e promoção nos canais em que a persona se encontra;
- Mensuração e análise dos resultados de resultados;
Diante disso, considerar o marketing de conteúdo como estratégia fundamental para qualquer negócio, trará diferencial competitivo e posicionamento em relação aos seus concorrentes.
E mais: proporcionarão ao seu negócio ou carreira as ações, ferramentas necessárias para elaboração do planejamento de marketing de conteúdo sustentável.