como construir seu marketing pessoal
Vamos continuar com esse assunto tão importante para empresas, empreendedores e profissionais liberais: o marketing.
Torna-se mais importante quando se enxergamos além e o utilizamos para divulgar a nossa marca, negócios, produtos ou serviços de forma sustentável, conforme missão empresarial, valores e princípios, além de destacar a identidade da marca, a forma como seremos vistos e lembrados pelo público-alvo.
O marketing é uma atividade fundamental para o sucesso de qualquer ação na sociedade através de técnicas e de criatividade, que busca identificar novas tendências e, assim, suprir necessidades, realizar desejos buscando oferecer vantagem competitiva em relação à concorrência.
No artigo anterior (PARTE1) foram vistos os tópicos referentes ao SER (autoconhecimento, mentalidade e propósito) que contribuirão para maior clareza de onde se está, identificando pontos fortes e pontos a serem melhorados do indivíduo (leia aqui).
Agora vamos conhecer os ítens importantes para desenvolver o TER: público-alvo, produto, presença digital e networking.
Ações de marketing digital sustentável
1. Clareza do seu público-alvo
2. Produto
4. Networking
1 – Clareza do seu público-alvo
Nada mais frustrante do que gastar energia e tempo gerando conteúdo e criando estratégias de marketing que não levam a lugar algum, que não trazem identificação ou engajamento das pessoas, ou seja: “não fale com todos, fale com alguém”.
A grande causa disso está na falta de clareza e definição do público-alvo, do cliente ideal para o nosso produto ou serviço, isto é, a caracterização da nossa persona, que nada mais é do que o personagem que representa o nosso cliente ideal.
Portanto, para chegarmos até ela, necessário já termos definido o nicho em que queremos atuar identificando, pelo mapeamento dos assuntos ou temas que mais nos interessa, o que gostamos de falar, o que nos dá prazer em fazer ou temos expertise.
Quem você está tentando influenciar com seu marketing digital?
Nesse sentido, vale muito seguir a máxima de saber com quem você está falando e a quem está tentando influenciar, para ter uma interação genuína e baseada nas suas necessidade, desejos e dores. E mais importante, se perguntar: “Como posso impactar positivamente a vida dessa pessoa?”.
- Onde os seus prospectos estão?
- Quais os problemas, medos e dúvidas que eles têm?
- O que eles querem?
- Qual a transformação que você poderá fazer nas suas vidas?
Definidas essas questões, torna-se mais simples disponibilizar conteúdo que os auxiliem a identificar e enfrentar suas dificuldades, responder suas perguntas e dúvidas através da linguagem adequada, agregando valor e criando a estratégia de marketing apropriada.
Cabe ressaltar que essa fase requer um aprofundamento maior quanto à definição da persona, mas essa conceituação inicial visa o entendimento mais general em como fazer o seu marketing para além do cartão de visita.
2 – Produto
Após a definição do público-alvo, torna-se mais claro pensar em como ajudá-los através do desenvolvimento de produto ou serviço que atenda às suas necessidades.
Para isso, aproximar-se do seu público-alvo através da disponibilização de conteúdo de valor é o início do processo para que se identifiquem com o seu conteúdo e com a sua marca.
Portanto, construir o seu marketing pessoal é a aposta para se fazer notado e ouvido por aqueles que você deseja atingir, ter uma imagem bem estruturada e definida pois imprime a sua identidade e confere autoridade e confiança.
3 – Presença digital
É inegável o poder das redes sociais e de toda a comunicação realizada no meio digital, potencializadas recentemente pelo afastamento social necessário imposto pela pandemia causada pela Covid-19.
Assim, o que já acontecia desde os tempos áureos dos extintos Orkut, Messenger, assim como no ambiente corporativo e empresarial através do correio eletrônico, constata-se a necessidade da presença no ambiente digital para divulgar habilidades, competências o seu negócio, para melhor visibilidade e alcance dos objetivos.
O mundo dos negócios é cada vez mais digital e não adianta postergar reconhecer a necessidade de se estar inserido nesse ambiente.
No entanto, é necessário um reconhecimento do que realmente interessa para o seu negócio, para não sair atirando para todos os lados, em uma tentativa muitas vezes desesperada e sem foco.
São muitas as mídias e ferramentas disponíveis que permitem uma presença digital forte e congruente com seus valores e objetivos mas reforçamos que, antes de efetivar essa presença, seja feito um planejamento prévio.
Mídias e ações para impulsionar o seu marketing digital
Para ajudar nesse fase inicial, seguem alguns pontos a serem considerados em como desenvolver o seu planejamento:
Tenha um Site ou blog
Conforme a área de atuação ou negócio, principalmente se tiver quantidade de conteúdo que possa ser disponibilizado para divulgação, ter um site ou blog é uma ótima alternativa.
Além de ser um espaço que permitirá maior liberdade para disponibilizar conteúdo mais completos, esses poderão ser organizados conforme a nossa estratégia.
Ao fazer uma breve analogia, o terreno é seu, e você poderá construir a sua casa conforme o seu desejo.
Isso significa que você conhece as suas normas e regras e jamais estará sujeito a alterações de políticas de terceiros, entende?
Acrescenta-se, ainda, a total liberdade para construir o seu marketing pessoal e criar sua identidade digital com design que o identifique de forma única na internet;
Redes sociais
Sem dúvidas, as redes sociais são um suporte poderoso para apresentar e promover a sua marca, o seu negócio, apresentar e divulgar seus produtos e serviços, além do networking, gerando novas conexões e oportunidades de negócios.
Com a convergência de serviços e do crescimento da tecnologia móvel, as pessoas têm possibilidade de estarem conectadas 24 horas, em qualquer lugar, aumentando substancialmente a visualização e o alcance do seu negócio.
Redes como YouTube, Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter, Linkedin, são as redes sociais mais utilizadas em todo o mundo.
Importante identificar quais os objetivos deseja alcançar (divulgação da marca, engajamento, conversão, vendas) para escolher a(s) que mais atenderá(ão) à sua estratégia de marketing;
Criação de conteúdo
Nunca foi tão verdadeira a frase “Conteúdo é rei!”. Realmente, em épocas de crescimento da presença digital, o conteúdo é o grande diferencial para quem deseja marcar presença de forma positiva.
Os usuários estão cada vez mais informados e atentos aos benefícios e vantagens oferecidos por produtos ou serviços. Além disso, para despertar e reter a atenção do público-alvo e possíveis clientes, é necessário conteúdo bem elaborado e que agregue valor.
Baseado no estudo do seu público-alvo, é possível criar conteúdos certos, voltados para a audiência certa deixando de lado a publicação mais generalista e que, muitas vezes impossibilita a conversão.
Portanto, ter uma programação de quais assuntos abordar e a frequência de publicação na rede escolhida é o caminho para manter sua audiência ativa e crescer o seu alcance, através da elaboração de uma pauta de conteúdos;
Atenção aos dados e utilização de métricas
Os dados são verdadeiros tesouros nesse mar informacional, onde cada vez mais acessamos conteúdos em forma de texto, vídeo, áudio, cabendo-nos garimpar o que realmente nos interessa.
Por isso, vemos a procura e valorização de profissionais que saibam selecionar, tratar e organizar, dentre os milhões de dados disponíveis, aqueles capazes de gerar informações que auxiliem no processo de gestão e tomada de decisões das empresas.
Trazendo essa realidade para os micros e pequenos negócios, para os profissionais liberais e empreendedores, faz-se necessário acompanhar os dados da nossa ação de marketing (número de comentários, arquivamentos, compartilhamentos, etc).
Esses dados ou indicadores de performance, são norteadores se devemos manter a estratégia adotada para alcançar nossos objetivos, com o marketing adequado ao público que queremos alcançar.
4 – Networking
Nosso último item, mas de igual importância para o desenvolvimento de qualquer negócio, refere-se aos relacionamentos criados e capazes de gerar parcerias de valor.
Diferentemente de “network”, que nada mais é do que uma rede de contatos, networking vai muito mais além dos contatos na agenda do celular, na agenda do Google e talvez, ainda, na velha agenda de papel.
Portanto, networking corresponde à nossa rede de relacionamentos pelo contato regular ou frequente com pessoas do nosso convívio ou, ainda pessoas que começamos a nos relacionar através de amigos digitais comuns.
Percebe-se o seu poder e alcance ao priorizarmos e investirmos tempo na construção e manutenção de networking de qualidade. Isso requer, acima de tudo, colaboração mútua e respeitosa, de forma genuína, onde todos ganhem.
Como bem pontua Leandro Cristo em seu livro “O poder das conexões”,
“Se você se conectar com pessoas que possuam objetivos comuns e demonstrar compaixão, empatia e escuta ativa, você deixará de ser uma pessoa que só pensa no próprio resultado e se tornará alguém muito atrativo para outras pessoas.”
Marketing pessoal e expansão do networking
Torna-se cada vez mais evidente que a atenção na construção do networking fará toda a diferença em divulgar e alavancar a sua carreira ou potencializar seu negócio.
Assim, quando voltamos nossa atenção para as pessoas e verdadeiramente nos importamos com elas, começamos a trilhar o caminho para criar relacionamentos verdadeiros e duradouros.
Não por acaso este ficou como item final neste artigo pois, ao desenvolvermos os itens anteriormente abordados, fica mais claro a importância de firmarmos e mantermos a nossa rede de relacionamentos, quer seja pessoal ou profissional.
Conclusão
Portanto, trilhar o caminho de autoconhecimento, identificar o propósito e público-alvo, reprogramar a mentalidade, e conhecermos a fundo a estrutura básica do nosso negócio, apresentam-se como itens importantes para nosso marketing pessoal e presença digital forte.
Definir ações de marketing digital sustentável alinhada ao planejamento estratégico da empresa, do negócio ou carreira apresenta-se como uma estratégia impulsionadora para o desenvolvimento de marca, produtos ou serviços.
Além disso, apresenta-se como uma ferramenta que traz diferencial em um mercado cada vez mais competitivo, dando visibilidade, maior alcance e aumento do faturamento, pois permite:
- Dar voz à marca → comunicar de forma assertiva com o público-alvo como seus serviços/produtos farão diferença em suas vidas com entrega de soluções e realização de desejos;
- Comunicar valor, missão e valores da marca, imprimindo personalidade para se diferenciar da concorrência;
- Conquistar autoridade e saber conduzir de forma sustentável a sua publicidade online;
- Com clareza de onde se está partindo e para onde se quer chegar fica mais simples planejar e definir estratégias e ações a serem aplicadas e, com isso, organizar de forma clara seu negócio ou carreira.
Quaisquer dúvidas, entre em contato.
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REFERÊNCIAS
1Formação em Coaching Empresarial Business & Executive EAD INTENSIVE pela Empresa BrasCoaching, em 11/06/2020
2 Perguntas aplicadas a Capacitação, ministrada pelo CEO Brascoaching Master Coach Trainer Moisés Ribeiro
CRISTO, Leandro. O poder das conexões. Rio de Janeiro, RJ: Autografia, 2020
DWECK, Carol S. Mindset: a nova psicologia do sucesso. 1a ed. São Paulo: Objetiva, 2017
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