Vivemos o momento em que o impacto da Inteligência Artificial nos negócios e seu poder disruptivo de mercado está cada vez mais forte.
Apesar de bastante evidenciada e discutida atualmente, a Inteligência Artificial (IA) vem se desenvolvendo há muita décadas.
Na década de 1950 do século passado, o matemático e cientista da computação Alan Turing. ao publicar artigo de sua autoria, inaugurou o conceito de IA.
Nesse mesmo ano, propôs o teste de Turing como uma forma de analisar se um sistema computacional é ou não inteligente como um ser humano. Em 1955 o termo foi formalizado pela primeira vez.
Em termos conceituais, a IA é a simulação da inteligência humana por meio de máquinas e seus algoritmos desenvolvidos para tomar decisões de forma autônoma, baseadas em padrões.
Nesse sentido, baseia-se em informações armazenadas em enormes bancos de dados, o que permite que realizem tarefas que normalmente demandam o esforço humano, como aprendizado, raciocínio e tomada de decisões.
Em 1985 voltou à evidência com os Sistemas Especialistas, baseados em regras principalmente nas áreas de finanças, medicina e engenharia.
Nesse mesmo ano a IBM lançou a “Deep blue”, um supercomputador e software criados especialmente para jogar xadrez com humanos.
Em 1997 vence campeão russo Kasparov tornando-se o primeiro computador a vencer um campeão mundial em um torneio com regras de tempo oficiais.
De lá pra cá só evoluiu, graças à capacidade de processamento e armazenamento de dados dos equipamentos.
Com a Internet e toda a sua evolução em transformar o mundo em uma aldeia global, altamente conectada e com grandes possibilidades de fazer negócios, o cenário atual é promissor.
Grandes Techs como Microsoft (Bing), Google (IA Bard), Apple e Facebook, estão investindo e desenvolvendo IA para diversas aplicações e setores de negócios.
O impacto da Inteligência Artificial nos negócios
Em novembro de 2022 a empresa americana Open-AI lança a versão de teste (Beta) do chat GPT-3 e, a partir daí, “democratiza” a experiência da IA para o público em geral.
A IA está mudando rapidamente o mercado de trabalho e a automação de tarefas, gerando eficiência, rapidez e produtividade das empresas.
Pode-se encontrar a sua aplicação em diversos setores de negócios, como comércio eletrônico, entretenimento e recomendação de produtos.
Como exemplo, tem-se a Amazon, Netflix e Spotify que a utilizam para personalizar a experiência dos usuários com base em seus dados e comportamentos de consumo, de conteúdo e compra de produtos.
Apesar de toda discussão acerca mercado trabalho e empregos, a IA também está criando novas áreas e profissões, especialmente na área de TI, como ciência de dados e desenvolvimento de softwares.
Em resumo, a IA é uma tecnologia disruptiva (algo diferente e inovador, rompendo com os padrões vigentes) que está revolucionando a forma como trabalhamos e a aplicamos nas empresas, independente do segmento ou porte
Inteligência Artificial e seu cenário atual
Conforme pesquisa realizada pelo Sebrae, o mercado mundial está avaliado em US$ 165 bilhões e em contínua expansão, devendo alcançar US$ 1,6 trilhão até 2030.
Devido à alta demanda e ao fluxo constante de investimentos verificou-se que, do ano de 2015 a 2021, o total de investimentos corporativos anuais em IA aumentou em mais de US$ 80 bilhões.
Na América Latina, dados indicam que as empresas adeptas a essa nova tecnologia a utilizam principalmente para:
-
- detecção de ameaças e cibersegurança (44%);
-
- ferramentas de conversação/chatbots (44%); dessas, 30% na área de marketing e vendas;
-
- operações de TI principalmente para automatizar processos, manter o desempenho de aplicativos e tornar a alocação de recursos mais eficiente (30%).
O Brasil é o país mais avançado da América Latina no uso da Inteligência Artificial e, conforme a pesquisa realizada pelo Sebrae-Santa Catarina 2023, 63% das empresas brasileiras já a utilizam em suas soluções baseadas em análise de dados.
Verificou-se que em 2020, cerca de US$ 2,4 bilhões do total investido em tecnologia na América Latina foram direcionados ao Brasil, e mais:
-
- 41% das empresas no Brasil utilizam IA em suas operações comerciais;
-
- 34% das empresas relatam que estão explorando o uso e, deste segundo grupo;
-
- 73% afirmaram ter acelerado seus investimentos na implantação nos últimos 2
Apesar desse desenvolvimento, as empresas brasileiras ainda enfrentam alguns desafios:
-
- Déficit de profissionais qualificados (57%);
-
- Fuga de capital humano (37%);
-
- problema de organização de dados, resultado da falta de uma cultura de dados organizados (33%)
A maioria das empresas de IA no Brasil se concentra no Sudeste e no Sul do país, somando mais de 90% do total de empresas,
Benefícios e expectativas com o o impacto da Inteligência Artificial nos negócios
Embora a IA possa automatizar certas tarefas, também abre novas oportunidades de emprego na criação, manutenção e desenvolvimento e novos sistemas de IA, além da capacidade de impulsionar o crescimento econômico em diferentes setores.
Aqui estão alguns dos principais benefícios da IA para empreendedores, empresas e a sociedade em geral:
-
- Eficiência aprimorada, reduzindo o tempo necessário para realizar atividades e melhorando a eficiência geral dos processos;
- Minimizar erros causados por fatores humanos, como fadiga, distração ou falta de atenção;
- Aumento da produtividade, uma vez que a IA pode realizar atividades de forma mais rápida e eficiente do que os seres humanos;
- Analisar grandes volumes de dados e identificar padrões complexos que seriam difíceis para os seres humanos detectarem fornecer insights valiosos e embasar decisões estratégicas ;
- Impulsionar a inovação e a descoberta, possibilitando avanços em várias áreas, como medicina, ciência, manufatura, etc;
- Auxiliar na resolução de problemas complexos e na criação de soluções revolucionárias.
Como principais expectativas para o impacto da Inteligência Artificial para os negócios, pode-se citar:
- Ampliação da automação de processos;
- Atendimento ao cliente cada vez mais personalizado;
- Previsão de demanda de clientes;
- Combinar a mentalidade inovadora e as tecnologias de Inteligência Artificial;
- Otimizar o processo de vendas;
- Aumentar o processo criativo através de insights e percepção de novas possibilidade.
Deixe um comentário