Avenger: O Tema Wordpress Número 1!

Quero saber mais!

O impacto da Inteligência Artificial nos negócios

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por cvianna

JUNTE-SE À NOSSA LISTA DE ASSINANTES

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam

Vivemos o momento em que o impacto da Inteligência Artificial nos negócios e seu poder disruptivo de mercado está cada vez mais forte. 

Apesar de bastante evidenciada e discutida atualmente, a Inteligência Artificial (IA) vem se desenvolvendo há muita décadas.

Na década de 1950 do século passado, o matemático e cientista da computação Alan Turing. ao publicar artigo de sua autoria, inaugurou o conceito de IA.

Nesse mesmo ano, propôs o teste de Turing como uma forma de analisar se um sistema computacional é ou não inteligente como um ser humano. Em 1955 o termo foi formalizado pela primeira vez.

Em termos conceituais, a IA é a simulação da inteligência humana por meio de máquinas e seus algoritmos desenvolvidos para tomar decisões de forma autônoma, baseadas em padrões.

Nesse sentido, baseia-se em informações armazenadas em enormes bancos de dados, o que permite que realizem tarefas que normalmente demandam o esforço humano, como aprendizado, raciocínio e tomada de decisões.

Imagem de um cyborg

Em 1985 voltou à evidência com os Sistemas Especialistas, baseados em regras principalmente nas áreas de finanças, medicina e engenharia.

Nesse mesmo ano a IBM lançou a “Deep blue”, um supercomputador e software criados especialmente para jogar xadrez com humanos.

Em 1997 vence campeão russo Kasparov tornando-se o primeiro computador a vencer um campeão mundial em um torneio com regras de tempo oficiais.

De lá pra cá só evoluiu, graças à capacidade de processamento e armazenamento de dados dos equipamentos.

Com a Internet e toda a sua evolução em transformar o mundo em uma aldeia global, altamente conectada e com grandes possibilidades de fazer negócios, o cenário atual é promissor.

Grandes Techs como Microsoft (Bing), Google (IA Bard), Apple e Facebook, estão investindo e desenvolvendo IA para diversas aplicações e setores de negócios.

O impacto da Inteligência Artificial nos negócios

Em novembro de 2022 a empresa americana Open-AI lança a versão de teste (Beta) do chat GPT-3 e, a partir daí, “democratiza” a experiência da IA para o público em geral.

A IA está mudando rapidamente o mercado de trabalho e a automação de tarefas, gerando eficiência, rapidez e produtividade das empresas.

Pode-se encontrar a sua aplicação em diversos setores de negócios, como comércio eletrônico, entretenimento e recomendação de produtos.

Como exemplo, tem-se a Amazon, Netflix e Spotify que a utilizam para personalizar a experiência dos usuários com base em seus dados e comportamentos de consumo, de conteúdo e compra de produtos.

Apesar de toda discussão acerca mercado trabalho e empregos, a IA também está criando novas áreas e profissões, especialmente na área de TI, como ciência de dados e desenvolvimento de softwares.

Em resumo, a IA é uma tecnologia disruptiva (algo diferente e inovador, rompendo com os padrões vigentes) que está revolucionando a forma como trabalhamos e a aplicamos nas empresas, independente do segmento ou porte

Inteligência Artificial e seu cenário atual

Conforme pesquisa realizada pelo Sebrae, o mercado mundial está avaliado em US$ 165 bilhões e em contínua expansão, devendo alcançar US$ 1,6 trilhão até 2030.

Devido à alta demanda e ao fluxo constante de investimentos verificou-se que, do ano de 2015 a 2021, o total de investimentos corporativos anuais em IA aumentou em mais de US$ 80 bilhões.

Na América Latina, dados indicam que as empresas adeptas a essa nova tecnologia a utilizam principalmente para:

    • detecção de ameaças e cibersegurança (44%);

    • ferramentas de conversação/chatbots (44%); dessas, 30% na área de marketing e vendas;

    • operações de TI principalmente para automatizar processos, manter o desempenho de aplicativos e tornar a alocação de recursos mais eficiente (30%).

O Brasil é o país mais avançado da América Latina no uso da Inteligência Artificial e, conforme a pesquisa realizada pelo Sebrae-Santa Catarina 2023, 63% das empresas brasileiras já a utilizam em suas soluções baseadas em análise de dados.

Verificou-se que em 2020, cerca de US$ 2,4 bilhões do total investido em tecnologia na América Latina foram direcionados ao Brasil, e mais:

    • 41% das empresas no Brasil utilizam IA em suas operações comerciais;

    • 34% das empresas relatam que estão explorando o uso e, deste segundo grupo;

    • 73% afirmaram ter acelerado seus investimentos na implantação nos últimos 2
Inteligencia artificial cenarios

Apesar desse desenvolvimento, as empresas brasileiras ainda enfrentam alguns desafios:

    • Déficit de profissionais qualificados (57%);

    • Fuga de capital humano (37%);

    • problema de organização de dados, resultado da falta de uma cultura de dados organizados (33%)

A maioria das empresas de IA no Brasil se concentra no Sudeste e no Sul do país, somando mais de 90% do total de empresas,

Benefícios e expectativas com o o impacto da Inteligência Artificial nos negócios

Embora a IA possa automatizar certas tarefas, também abre novas oportunidades de emprego na criação, manutenção e desenvolvimento e novos sistemas de IA, além da capacidade de impulsionar o crescimento econômico em diferentes setores.

Aqui estão alguns dos principais benefícios da IA para empreendedores, empresas e a sociedade em geral:

    • Eficiência aprimorada, reduzindo o tempo necessário para realizar atividades e melhorando a eficiência geral dos processos; 
    • Minimizar erros causados por fatores humanos, como fadiga, distração ou falta de atenção;
    • Aumento da produtividade, uma vez que a IA pode realizar atividades de forma mais rápida e eficiente do que os seres humanos;
    • Analisar grandes volumes de dados e identificar padrões complexos que seriam difíceis para os seres humanos detectarem fornecer insights valiosos e embasar decisões estratégicas ;
    • Impulsionar a inovação e a descoberta, possibilitando avanços em várias áreas, como medicina, ciência, manufatura, etc;
    • Auxiliar na resolução de problemas complexos e na criação de soluções revolucionárias. 
Benefícios da Inteeligência Artificial

Como principais expectativas para o impacto da Inteligência Artificial para os negócios, pode-se citar:

  • Ampliação da automação de processos;
  • Atendimento ao cliente cada vez mais personalizado;
  • Previsão de demanda de clientes;
  • Combinar a mentalidade inovadora e as tecnologias de Inteligência Artificial; 
  • Otimizar o processo de vendas;
  • Aumentar o processo criativo através de insights e percepção de novas possibilidade.
Avalie este post

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.

Quer saber como a Análise de Perfil Comportamental contribui para o seu crescimento  profissional?

Saiba baixando o Infográfico!  100% Grátis!

Empreender com sustentabilidade

Entrar em movimento com clareza

Visão mais específica e simplificada

Os seus dados estão protegidos
Posso ajudar?